economizar gás

Como economizar gás em hotéis?

Muitos administradores procuram saber como economizar gás em hotéis, muitos deles conseguiram aumentar os índices de produtividade de seus hotéis tomando a decisão de reduzir ao máximo o consumo de gás em seus estabelecimentos.

Entretanto, para calcular o valor total do que é gasto com o uso de gás, as contas exigem análise um pouco mais profunda. Nos banheiros dos quartos, trocar chuveiros elétricos por água aquecida a gás, por exemplo, reduz na hora o gasto mensal com eletricidade, mas a coisa não é tão simples assim.

Além dos chuveiros, muitos hotéis utilizam água aquecida a gás também na cozinha, na lavanderia e até na limpeza e higienização do prédio. Ou seja, os aquecedores de água a gás precisam ficar funcionando pelo menos doze horas por dia e –– já que eles não são projetados para trabalho tão intenso para fornecimento de grandes quantidades de água quente — normalmente não resistem e precisam ser substituídos integralmente a cada três anos, em média, mesmo tendo passado ao longo desse tempo por manutenções periódicas.

Em seguida  você descobrirá algumas maneiras de economizar na conta de gás do seu empreendimento para aumentar a produtividade do estabelecimento e melhorar a gestão dos custos do hotel.

Confira!

O que você vai ler neste artigo:

Como economizar gás na cozinha de hotéis?

A cozinha de um hotel é certamente o ponto central de atenção no que diz respeito ao gasto com gás. A conta fica ainda mais alta se o estabelecimento servir refeições (almoço e jantar) aos seus hóspedes. Portanto, é fundamental prestar atenção em toda a infraestrutura da cozinha se você deseja economizar no consumo de gás.

Primeiro, conscientize seus funcionários a respeito da importância de poupar recursos naturais, não só pelo fator financeiro – que é muito importante para a sobrevivência do negócio – mas também pela questão ambiental.

Com isso em mente, encoraje-os a adotar algumas medidas simples no dia a dia da cozinha:

  • As panelas devem ter tamanho proporcional à boca do fogão. Caso contrário, as chamas se espalharão pela parte lateral dos tachos, resultando em desperdício de gás. Verifique os equipamentos com seus funcionários.
  • Sempre que possível, é recomendado tampar a panela. Essa ação aumenta a pressão interna do recipiente, acelerando o processo de ebulição da água ou de cozimento dos alimentos. Se a receita permitir, cozinhe legumes duros com o mínimo de água possível e com a panela tampada.
  • Uma vez a água ou o molho atingindo o ponto de fervura, o uso do fogo baixo é recomendado para o cozimento dos alimentos. O fogo alto, ao contrário do que muitos dizem, não agiliza o processo.
  • Um ponto importantíssimo na infraestrutura é observar a cor da chama do fogão. Se estiver amarelada ou alaranjada, é um forte indício de que há algum tipo de entupimento ou necessidade de regulagem, o que gera mais desperdício. O recomendado é que a chama esteja uniformemente azul. Portanto, incentive seus funcionários a manter o olho aberto e, paralelamente, realize limpezas periódicas a fim de manter o fogão operando com a máxima eficiência.

Como economizar gás nos banheiros de hotéis?

Ao lado da cozinha, os banheiros são um ponto importantíssimo de atenção para a redução nos gastos com gás, principalmente se o hotel usar sistema de calefação central.

  • Mais uma vez, o primeiro passo é a conscientização. Incentive o seu hóspede a realizar uso consciente de água, não demorando muito no banho. Realize campanhas amigáveis, sempre demonstrando que o seu estabelecimento se preocupa com a questão ambiental. Coloque adesivos nos espelhos com apelos ecológicos para o uso racional da água.
  • Instalar reguladores de vazão fixa de água é uma solução muitas vezes atreladas ao consumo hídrico, mas que traz enormes benefícios também na conta de gás, uma vez que, nos banheiros, o uso dos dois recursos está diretamente relacionado.
  • O sistema central de aquecimento de água também pode ser mais eficiente. Uma solução muito recomendável é a instalação de Bombas de Calor, altamente econômicas, pois usam um sistema de absorção e transmissão de calor retirado do ar para aquecer a água do boiler até 60°C. No caso, podem ser até 75% mais econômicas se comparadas aos sistemas que utilizam gás ou resistência elétrica para realizar a mesma função, servindo inclusive como backup para o sistema principal de aquecimento solar, também gerando economia.

Economia de gás em quartos e outras áreas interiores

Se o seu hotel se localiza em regiões frias e você usa um sistema a gás para realizar o aquecimento, preste atenção em algumas medidas para economizar no consumo de gás.

  • Verifique se portas e janelas estão fechadas quando o sistema for acionado. Incentive os hóspedes a fazer o mesmo, de forma que possam colaborar com a redução do desperdício.
  • Utilize vedações em portas e janelas que colaborem para evitar a troca de calor com o ambiente externo, aumentando a eficiência do sistema de calefação.
  • Se funcionários e hóspedes têm o hábito de deixar o sistema ligado em períodos de ausência, encoraje-os a fazê-lo usando a calefação em temperatura baixa.

Com essas medidas, você certamente conseguirá reduzir nos gastos com gás de seu hotel e ainda contribuirá com a natureza.

A Fasterm pode te ajudar com uma Solução de Aquecimento de Água para banho. Faça uma simulação e verifique o quanto você pode economizar! Ou então entre em contato, tire suas dúvidas e garanta mais um recurso capaz de aumentar a produtividade de seu hotel!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.