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Como automatizar processos no hotel?

Criar estratégias para captação de clientes, controlar custos, fechar mais vendas, confirmar reservas, buscar parcerias gastronômicas, gerenciar a equipe, organizar eventos e recepcionar os hóspedes. Essas são apenas algumas preocupações rotineiras do time de gestão hoteleira. Essas atividades podem ser feitas de maneira simples através de um sistema para automatizar os processos no hotel.

Para focar nas ações e obter o melhor desempenho em cada uma delas, é necessário automatizar os processos de gestão. É essencial contar com um sistema para hotel que unifique as informações e realize as ações de forma autônoma e precisa.

Saiba como automatizar processos de gestão no hotel

Em nosso blogpost de hoje trouxemos para você algumas possibilidades de automatização da sua gestão hoteleira. Saiba como é possível priorizar o seu tempo e manter todos os setores do hotel em pleno – e positivo – funcionamento.

Cadastro de clientes

Pode parecer dica de principiante, mas ainda existem muitas pousadas e hotéis que mantêm cadastros físicos e manuais sobre seus hóspedes. Além de reduzir os níveis de segurança das informações, já que os cadastros podem ser extraviados ou dados podem ser coletados por terceiros, não há possibilidade de integração com softwares destinados a campanhas de marketing, por exemplo.

Investir em um sistema de gestão para o cadastro de clientes oferece mais agilidade no momento do check-in, já que os dados do hóspedes deverão ser apenas confirmados ou atualizados. Além disso, é possível inserir nesse cadastro as preferências de cada visitando, tornando suas próximas experiências ainda mais positivas.

Outro ponto importante na automatização dos cadastros é a possibilidade de utilizar os dados em campanhas para marketing on e offline. Reunir informações como endereço de e-mail e redes sociais preferidas é de grande valia para campanhas de captação específicas para a internet – que, geralmente, resultam em um maior número de contatos e reservas fechadas.

Hotelflow, GerenHotel, Gestão Click e HospedIn são alguns softwares interessantes para essa função.

Gestão de reservas

Ter uma visão panorâmica do quadro de reservas do seu hotel, principalmente se há necessidade de uma consulta para um hóspede de última hora, é imprescindível no que se diz respeito a gestão hoteleira. Organizar as reservas em planilhas manuais é insustentável.

Automatizar as reservas, tanto on quanto offline, não é mais um diferencial na rede hoteleira. Além de visualizar, com amplitude e através de gráficos, os níveis de ocupação da sua rede, os softwares fazem a automatização da gestão de reservas hoteleiras e permitem reservas online, com pagamento imediato via meios eletrônicos. Resultado? Mais agilidade e menos burocracia para o hóspede e menores possibilidade de erros humanos no processo de gestão.

A gestão automatizada também traz outras facilidades: o uso dos dados disponibilizados com método de análise para identificação de períodos menos movimentados, número de reservas por período, aplicação de dados em estratégias específicas de vendas etc.

Quer alguns exemplos de softwares para gerenciar suas reservas? Anote aí: Brasil Bookings, HospedIn, Data Hotel e Motor de Reservas são alguns deles.

Automatização de Relatórios

Além de receber bem o seu hóspede, todo gestor também deve se preocupar com os índices de lucratividade do negócio. Existem softwares interessantes para facilitar o controle de custos fixos e variáveis, por exemplo. Assim, é possível saber onde estão concentrados os custos mais expressivos e, assim, reduzi-los consideravelmente.

Há quem ainda utilize as planilhas de Excel. No entanto, a falta de integração com outros aplicativos, bem como a necessidade de inserir dados de forma manual, prejudica a gestão financeira e abre espaço para possíveis gargalos.

Interessante saber: para reduzir custos na área de aquecimento de água para banho, por exemplo, investir nas bombas de calor Fasterm é uma excelente decisão. Utilizando energia limpa e renovável, é possível aquecer água para banho com economia mensal de até 75%. Quer comprovar? Faça uma simulação agora!

Automatização da gestão =  mais tempo para criar estratégias de venda

É preciso deixar claro que é fundamental automatizar processos no hotel, pois o gestor precisa de tempo suficiente para supervisionar as ações do seu time e, também, para traçar novas estratégias de vendas e otimização da experiência do usuário. Se a rotina diária é tomada por tarefas de gestão que podem ser automatizadas, a conta não fecha. Falta tempo e sobram tarefas.

Por isso, enquanto gestor, considere investir em um sistema para hotel que concentre e organize as informações do seu negócio de forma clara, precisa e funcional.

Você já usa algum sistema de automação para gestão de reservas, finanças e cadastros dos seus hóspedes?  Compartilhe sua experiência aqui nos comentários!

Até breve!

1 responder
  1. Deverson
    Deverson diz:

    Estou pesquisando para monta um aparte hotel onde procuro um sistema automático que reserva o quarto, faz a cobrança no cartão, gera senhas de acesso ao prédio, ao quarto e a internet, assim eu não preciso de recepção, sabem me indicar algum modelo de programa??

    Responder

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