segurança hotel

Segurança em hotéis: 8 dicas de proteção

Além de uma estrutura confortável e aconchegante, a segurança em hotéis é um dos principais atrativos que fazem do seu hotel uma opção interessante ao hóspede. Investir em dispositivos de segurança, não somente para os visitantes mas, também, para os colaboradores, deve ser uma preocupação do time de gestão.

Se você deseja oferecer uma experiência incrível ao seu hóspede, acompanhe as dicas do conteúdo de hoje!

Segurança do hotel: como otimizar a experiência dos frequentadores?

Listamos em nosso blogpost algumas ferramentas e ações interessantes para garantir a segurança do hotel aos visitantes, além de um ambiente de trabalho amplamente protegido aos funcionários.

Vamos lá? Boa leitura!

1.Adote procedimentos de emergência

Acontecimentos inesperados podem comprometer a segurança e a vida de funcionários e hóspedes de hotéis. Vazamentos químicos de grandes proporções, explosões, invasões criminosas e até mesmo ocorrências médicas são alguns exemplos. Para saber como proceder em cada caso emergencial, a equipe deve saber exatamente quais atitudes tomar.

Sendo assim, a gestão o hotel deve se preocupar em realizar simulações reais, direcionando os colaboradores para agir corretamente. O suporte de equipes de brigada de incêndio, SAMU e agentes policiais é de grande valia nestes treinamentos.

Todos os colaboradores, de todos os setores, devem estar cientes dos procedimentos de emergência necessários em cada caso.

2.Proporcione iluminação eficiente

Alguns gestores avaliam a iluminação como uma simples necessidade. Mas manter as áreas internas e, principalmente, as externas muito bem iluminadas eleva a segurança dos hóspedes e demais visitantes. Uma boa iluminação garante, por exemplo, que pessoas mal-intencionadas não se escondam em áreas mais afastadas do hotel e realizem furtos ou atividades ilícitas.

Outra vantagem de apostar em uma iluminação eficiente é prevenir acidentes de percurso, quedas de escada, tropeços, dentre outros.

3.Crie saídas de emergência

Criar saídas de emergências em áreas previamente determinadas pelos órgãos públicos é um requisito crucial para a segurança do hotel. Tais áreas devem possibilitar a saída rápida e emergencial em meio a ocorrência de incêndios, vazamentos de gás, explosões com substâncias químicas etc.

Além de bem localizadas, as saídas de emergências devem estar sinalizadas de forma clara e objetiva. Ao adentrar no hotel, os hóspedes devem receber tais informações, se possível através de folders e cartazes de fácil compreensão.

4.Mantenha equipes de segurança em áreas comuns

Muitos hotéis possuem áreas comuns bem amplas, caracterizadas por espaços de lazer com piscinas e bosques. Dependendo do horário, tais ambientes permanecem mais vazios e escuros, oferecendo um cenário perfeito para possíveis furtos, abuso sexual, dentre outros. Neste sentido, manter uma equipe de segurança física, com vigilância 24 horas, é necessária para a segurança em hotéis.

Além da equipe presencial, que realiza a escolta de hóspedes e demais convidados, sistemas de câmeras e alarmes, conectados diretamente com a Polícia Militar, mantêm o estabelecimento ainda mais seguro.

5.Preocupe-se com a segurança virtual de dados

A segurança virtual também é importante para o seu hotel. Casos de vazamentos de dados na rede, tanto de empresas quanto de pessoas físicas, são muito frequentes. Este problema pode ser prevenido com um backup diário dos dados movimentados pelos sistemas do estabelecimento.

Outra medida interessante é a manutenção destes dados na nuvem ou servidores externos. Assim, o acesso local torna-se restrito e mais seguro.

6.Faça o controle de visitas para a segurança do hotel

Para o hóspede, num primeiro momento, o controle de acesso ao quarto do hotel pode parecer desconfortável. Mas quando se trata de segurança, a ação é recomendada.

Além de controlar a entrada e a saída dos hóspedes e colaboradores do hotel, faz-se necessário o controle de cada indivíduo presente nas dependências do hotel. Se possível, realize a coleta de dados pessoais básicos, como nome completo, data de nascimento e número do documento de identificação.

7.Disponibilize cofres para hóspedes

Furtos dentro de quartos de hotel não são frequentes, porém, possíveis. Disponibilizar cofres aos hóspedes, mediante cadastro de senha pessoal, evita a necessidade de deslocamento pelo hotel portando objetos de valor – o que pode ser bem desconfortável.

Além de oferecer mais segurança ao visitante, o próprio hotel previne-se de possíveis furtos realizados por terceiros – uma vez que as dependências do hotel são frequentadas por inúmeros prestadores de serviço.

8.Adquira equipamentos seguros e realize a manutenção

Investir em equipamentos de alta tecnologia e com qualidade garantida é uma premissa de segurança. Afinal, não pode-se correr o risco de um equipamento causar um curto-circuito ou uma explosão, certo?

Sobre os equipamentos para aquecimento de água para banho, por exemplo, uma boa dica é investir em um sistema de aquecimento com bombas de calor. A solução Fasterm alia instalação descomplicada, economia, segurança e compromisso com a sustentabilidade!

Além de escolher produtos seguros e renomados no mercado, a manutenção periódica e preventiva é capaz de prolongar a vida útil dos equipamentos e evitar acidentes.

Conclusão sobre a segurança em hotéis

A segurança do hotel visa muito além de medidas preventivas para furtos e acidentes pessoais. Os cuidados com os dados e informações de hóspedes e do próprio estabelecimento também devem ser considerados.

Apostando nas dicas compartilhadas no blogpost de hoje, você, gestor, oferecerá uma experiência confortável, aconchegante e protegida ao seu hóspede. Consequentemente, as chances de retorno ao seu estabelecimento elevam-se positivamente!

Para continuar recebendo materiais que auxiliam na gestão do seu hotel, assine nossa newsletter. E se quiser compartilhar outras dicas de segurança para o hotel, deixe seu comentário.

Até mais!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.