Como melhorar a gestão do Motel: 5 dicas
Neste artigo você ira encontrar 5 dicas para melhorar a gestão do Motel, confira:
- 1. Redução de custos para melhorar a gestão do motel
- 2. Comunicação e interação mais efetiva com o cliente
- 3. Gestão de equipe interna
- 4. Gestão de reservas
- 5. Uso de tecnologia nos processos
Comparando-se com a gestão hoteleira, a gestão de motéis possui certas particularidades. Como se trata de um público-alvo um pouco mais específico, que exige — dentre outras demandas — muita discrição, o negócio esbarra em alguns obstáculos rotineiros, que vão desde o gerenciamento de equipe interna às estratégias de marketing. Neste caso, melhorar a gestão do motel deve ser a principal premissa do gestor.
Entre os grandes desafios do setor que demandam ações efetivas e certeiras podemos destacar, por exemplo, o processo de comunicação junto aos clientes e potenciais clientes, o uso da tecnologia nos processos, a gestão financeira e a gestão de reservas.
É exatamente sobre essa demanda que trata o nosso blogpost de hoje. Listaremos para você, gestor de motel, 5 dicas que podem ser aplicadas efetivamente na gestão do seu negócio.
1. Redução de custos para melhorar a gestão do motel
Gestão eficaz é gestão econômica. Neste sentido, adotar estratégias que reduzam os custos fixos do motel é uma constatação. O custo com aquecimento de água, por exemplo, pode ser efetivamente reduzido com a substituição de chuveiros elétricos ou aquecedores à gás pelas bombas de calor. O aquecimento da água do banho com este dispositivo resulta numa economia de até 75% na conta de energia elétrica, à longo prazo.
A redução de custos vai além dos recursos naturais. Automatizar funções da área administrativa também torna-se eficaz para melhorar a gestão do motel. Atendimento telefônico e transferência de chamadas, gerenciamento de estoque, disparo de e-mails promocionais e atualização de redes sociais, por exemplo, são passíveis de automação e possibilitam uma gestão de processos mais inteligente.
2. Comunicação e interação mais efetiva com o cliente
No início do blogpost falamos sobre a busca por discrição no setor moteleiro. No entanto, devemos salientar que o público-alvo deste negócio vivencia algumas mudanças ao longo dos anos. Se antes a busca por um motel era considerada uma opção mais íntima e discreta, hoje podemos atrelá-la à hospedagem para curtos períodos, inclusive familiares. Por isso, a atenção nas campanhas de marketing deve ser redobrada.
O uso de canais digitais deve ser explorado, principalmente as mídias sociais. Sabe-se, por exemplo, que antes de efetuar uma reserva, o seu potencial cliente já realizou uma breve pesquisa sobre o estabelecimento.
Sendo assim, vale apostar em campanhas que valorizem os benefícios e vantagens oferecidos pelo motel, de forma a fisgar o cliente ainda durante estas pesquisas. Tarifas especiais, períodos grátis, localização privilegiada e cardápio gastronômico são alguns pontos que podem ser enaltecidos.
Vale salientar, ainda, o cuidado com a linguagem utilizada nas campanhas. O gestor deve se preocupar em transmitir a mensagem de forma confortável, aberta e informativa.
3. Gestão de equipe interna
Para melhorar a gestão do motel é preciso minimizar a rotatividade de funcionários é o principal caminho para uma boa gestão de equipe. Neste sentido, vale apostar na contratação de colaboradores que estejam alinhados à missão e valores da empresa, além dos que apresentam as competências e habilidades requeridas pelo negócio. Capacitações e treinamentos também são essenciais.
Outra dica efetiva na gestão de equipe está relacionada ao gerenciamento da folha de pagamento. Por norma, os custos com funcionários devem manter-se entre 30 e 35% dos custos totais do motel.
4. Gestão de reservas
Organizar as reservas do motel não deve ser uma dor de cabeça. Para evitar overbooking e desorganização com os registros dos hóspedes, por exemplo, é interessante apostar em softwares específicos que organizam dados pessoais e de contato, informações sobre o período reservado, solicitações adicionais, serviços extras contratados, tarifas especiais, dentre outros.
As principais ferramentas para melhorar a gestão do motel, são capazes fazer reservas filtrando dados da reserva e, de forma autônoma e automática, verificar a disponibilidade das datas para, posteriormente, confirmá-la. Neste processo, reservas manuais devem ser desconsideradas.
5. Use a tecnologia para melhorar a gestão do motel
A tecnologia é uma grande aliada do setor moteleiro e com certeza irá melhorar a gestão do seu motel! Atualmente, o mercado já conta com opções de softwares voltadas especialmente aos motéis. Num único aplicativo o gestor pode gerenciar suas reservas e a sua base de clientes, conferir o estoque, emitir notas fiscais e gerenciar os tributos a pagar.
Além de elevar a produtividade da equipe, a tecnologia alavanca as vendas. Um bom exemplo é o uso de aplicativos para facilitar a reserva e o contato do potencial cliente com o motel. Investir na criação de um aplicativo próprio, bem como o cadastro em sites, plataformas e apps de hospedagem, deve ser considerado.
Viu como melhorar a gestão do motel não precisa, necessariamente, ser uma tarefa complexa? Aposte nas dicas que compartilhamos com você e gerencie o seu empreendimento com mais afinco. Se tiver dicas de gestão e desejar compartilhar, não hesite em deixar um comentário.
Até breve!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!