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Você sabe calcular corretamente a margem de lucro do hotel?

Calcular corretamente a margem de lucro do hotel, levando em consideração todos os possíveis fatores inerentes a este cálculo, é uma estratégia fundamental para tornar a sua gestão mais eficiente e para garantir a estabilidade financeira de seu negócio.  

Mas será que, hoje, você está realmente considerando tudo isso nessa conta? Para orientar um pouco melhor e trazer dicas essenciais sobre o tema, nós preparamos este post com alguns pontos imprescindíveis para se calcular os custos e lucros de um hotel e, assim, ter mais controles sobre os gastos e melhorar as tomadas de decisão.  

Quer conferir? Então, fique até o final do texto e tome nota!   

Boa leitura!  

Qual a importância de calcular corretamente a margem de lucro do hotel?  

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, conhecer os lucros – ou prejuízos – é fator crucial para a gestão de um hotel definir suas estratégias e ações futuras, com base em informações e dados mais exatos sobre o seu desempenho financeiro.  

Até aqui, nenhuma novidade! No entanto, o que mais se vê na prática são gestores que controlam suas finanças de forma mais superficial e sem considerar, de fato, todos os custos e receitas gerados, o que pode refletir em resultados nem sempre reais.  

Por isso, mais do que saber calcular a margem de lucro do hotel, é fundamental levantar todo e qualquer aspecto que gere gastos ou benefícios ao negócio e, assim, incluí-los nessa conta, justamente para se chegar a resultados mais próximos de sua realidade.  

E como calcular a margem de lucro do hotel?  

O cálculo da margem de lucro de um hotel se baseia em uma conta simples e prática, no qual todo gestor está apto a fazer. Porém, como bem destacamos mais acima, o mais importante é englobar corretamente os custos e proventos inerentes ao período de análise. E é justamente aqui que mais se erra na prática!  

Sendo assim, vamos direto às contas! Basicamente, a margem de lucro do hotel será a diferença entre a receita e a despesa total do negócio, tal como o exemplo a seguir:  

Lucro = Receita total – Despesa total

Resultado obtido/receita total = Margem de lucro (%)

Imagine, por exemplo, que em uma análise mensal, o seu hotel tenha gerado R$ 50 mil bruto em vendas de reservas e outros serviços, gerando assim o valor de sua receita total no período. Ao mesmo tempo, foram registrados os custos de R$ 12 mil com compras, pagamentos, contas, funcionários, entre outros, mensurando dessa forma o valor das despesas totais.  

Logo, a margem de lucro se calcula a partir da subtração de um fator pelo outro. Ou seja:  

50.000 – 12.000 = 38.000

(38.000/50.000) x 100 = 76%

(essa é a margem de lucro do hotel)

O que englobar como receita total?  

Como já citamos, saber fazer a conta sobre a margem de lucro do hotel é a tarefa mais simples deste processo. O que, de fato, pode trazer resultados irreais e, muitas vezes, insatisfatórios neste quesito, é não considerar todos os fatores inerentes aos ganhos e despesas do negócio.  

Por isso, em relação a receita total, nós separamos uma série de aspectos que obrigatoriamente precisam ser englobados nesse bolo. São eles:    

  • os pagamentos de reservas e diárias efetuados dentro do período de cálculo;
  • toda e qualquer venda registrada (eventos, frigobar, alimentação, serviços, passeios, lavanderia etc.);
  • comissões de parcerias.

O que considerar com despesas no hotel?  

Certamente, mensurar todos os custos é o principal desafio para calcular corretamente a margem de lucro do hotel.   

Mas de uma forma geral, todos os destaques abaixo são considerados imprescindíveis e, portanto, devem ser considerados neste cálculo. São eles:    

  • Mão de obra (deve-se considerar tudo: salário, hora extra, contratações temporárias, premiações etc.);
  • Custos fixos (contas de luz, água, gás, internet, impostos, aluguéis etc.);
  • Custos variáveis (multas, investimentos, compras, obras, transporte etc.);
  • Gastos com marketing;
  • Custos operacionais (sistemas de reservas, limpeza, terceirizações etc.).

Como melhorar a margem de lucro do hotel?  

Sabendo agora a estrutura básica sobre o cálculo da margem de lucro do hotel, podemos destacar algumas dicas essenciais sobre como otimizar e melhorar este processo na prática, visando reduzir custos e aumentar os resultados no final de cada período.  

Sendo assim, confira a seguir:  

Trabalhe com KPIs de custos  

Os KPIs são indicadores de desempenho e são formas de mensurar exatamente alguns processos e números que precisam ser melhorados de forma contínua.  

Ou seja, em outras palavras, este tipo de avaliação e monitoramento vai permitir que sua gestão levante, de fato, números e dados mais exatos sobre seus custos operacionais.  

Afinal, será que você saberia dizer, hoje, quanto representa exatamente a sua conta de luz, os gastos com mão de obra ou custos com compras mensais dentro de seu orçamento?  

Automatize os seus controles financeiros  

Atualmente, automatizar os controles da gestão de um hotel é mais simples do que se imagina, graças ao advento de novas tecnologias e softwares especializados.  

Sendo assim, pesquise ferramentas que melhorem a sua gerência e que permitam otimizar seus controles diários sobre custos e ganhos de seu negócio, afim de melhorar seus processos e garantir resultados mais reais para o negócio.  

Corte custos com inteligência  

Reduzir custos é a forma perfeita para melhorar a margem de lucro do hotel. No entanto, isso não deve ser associado à perda de qualidade ou ao corte de algum serviço essencial.  

Por isso, a melhor alternativa é sempre buscar investir em estratégias inteligentes e modernas, que permitam gerar economia e, ao mesmo tempo, manter o seu desempenho ou mesmo melhorar a qualidade de seus serviços.  

Quer exemplos práticos disso? Então, que tal investir em bombas de aquecimento de água mais modernas e eficientes (alguns modelos chegam a reduzir 50% da conta)?   

Enfim, são inúmeras as possibilidades de melhorar a margem de lucro do hotel e, como bem destacamos, o primeiro passo para tornar isso viável é conseguir mensurar, de fato, todos os fatores e aspectos inerentes aos custos e ganhos do negócio e, assim, tomar as decisões mais assertivas.  

Gostou? Quer saber mais sobre o tema? Então, aproveite para conferir nosso próximo artigo e saiba quais são os principais custos para a gestão de um hotel. Boa leitura!

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