Google Travel: como a ferramenta pode potencializar os resultados do seu hotel?
Para evitar problemas, viajantes e turistas costumam planejar suas viagens com antecedência. Para isso, organizam suas viagens por meio de plataformas específicas, caso do Google Travel.
O Google Travel é uma plataforma online gerenciada pela gigante de tecnologia que permite ao viajante pesquisar, comparar e reservar voos, hotéis e pacotes de viagem em um só lugar.
Por isso, o setor hoteleiro deve usar essa plataforma para oferecer aos seus hóspedes uma experiência personalizada e conveniente, desde a primeira pesquisa até o momento em que eles voltam para casa.
Mas você sabe como aproveitar essa ferramenta de forma estratégica para aumentar a conversão de hóspedes em seu hotel? Confira nosso artigo de hoje e veja algumas dicas.
O que é o Google Travel?
Quando está pesquisando uma viagem, o pontapé inicial de todo viajante é fazer pesquisas, ou seja, ele vai definir aonde ir, como ir, onde ficar, quanto tempo ficar e o que fazer.
Para isso, usar o gigante de buscas é geralmente a opção escolhida pela grande maioria dos viajantes. E, foi pensando nisso que o Google criou em 2019 o Google Travel.
Essa é uma plataforma que integra todos os recursos de viagens já presentes no gigante de buscas (Google Voos, Hotéis e Trips) que vão facilitar a vida de quem vai conhecer um novo destino.
De uso bastante simples, a plataforma sugere aos viajante hotéis de acordo com o filtro escolhido por quem pesquisa (preço, avaliação, comodidade, localidade, entre outras definições).
Consequentemente, é uma ferramenta tecnológica espetacular que veio para facilitar a vida de quem deseja conhecer um novo destino.
É também interessante para hotéis, que podem ser escolhidos pelo viajante através da plataforma.
Ferramenta fundamental para seu hotel ser visto
Encontrar um hotel barato e com a comodidade desejada pelo viajante durante uma viagem é possível com a ajuda do Google Travel.
Por meio do serviço, o usuário pode pesquisar por quartos na cidade desejada e no melhor dia. Também consegue ter uma estimativa de preços para aquele determinado lugar e data.
O Google também cruza dados de outras pesquisas e do histórico de hospedagem para aumentar as chances de reservar a estadia ideal de acordo com o filtro desejado pelo usuário.
Mas, além dos viajantes, outro beneficiado com a plataforma certamente é o seu hotel! Quando usado estrategicamente, a plataforma oferece várias possibilidades ao setor hoteleiro, com destaque para:
Maior visibilidade: Por ser uma das principais plataformas do mundo, o Google Travel é muito visitado por usuários. Se seu hotel estiver listado nele, será mais fácil encontrá-lo!
Reservas diretas: a ferramenta permite que os usuários façam suas reservas diretamente em seu estabelecimento, o que pode ajudar a aumentar o número de reservas;
Ajuda na classificação nos resultados de buscas: o Google considera se um hotel está adequado ao Google Travel ao classificá-lo nos resultados de busca. Ou seja, se o seu negócio está adequado, a classificação pode ser mais alta nos resultados de busca;
Gera dados valiosos: Assim como todas as ferramentas do Google, o Travel fornece dados sobre visualizações e reservas que seu hotel recebeu. Isso pode ajudá-lo a entender o desempenho do seu negócio e a tomar decisões para atrair mais hóspedes.
Assim, todas essas possibilidades, quando bem analisadas pelo gestor do hotel podem oferecer vários insights, que podem resultar em uma margem de lucro maior para o hotel.
Passo a passo para cadastrar seu hotel no Google Travel
Cadastrar o seu hotel no Google Travel é uma estratégia que pode colocar seu negócio a frente no mercado, e esse é um grande diferencial dentro deste segmento tão concorrido.
Mas como cadastrar seu hotel na plataforma, ficar visível para o usuário e atrair hóspedes?
Para cadastrar um hotel no Google Travel, você pode seguir estes passos:
- Criar um perfil gratuito no Google Business Profile;
- Atualizar o Google Meu Negócio para cadastrar o hotel na base do Google;
- Manter as informações atualizadas e adequadas aos clientes;
- Fornecer todas as informações corretas sobre o hotel;
- Usar a Pesquisa Google para encontrar o hotel;
- No módulo de reserva, clicar em “Gerenciar suas tarifas” ou no botão “Editar tarifas”;
- Confirmar os Termos e Condições e o URL da página de reservas;
- Adicionar as diárias e a disponibilidade
Caso você nunca tenha criado uma conta na plataforma, mas o seu hotel consta nas pesquisas, role até abaixo das Perguntas e Respostas, no item “Ajudar a melhorar a precisão” e clicar na opção “É proprietário desta empresa?”.
Siga o passo a passo solicitado e insira todas as suas informações para reivindicar sua conta do Google Meu Negócio.
Caso alguém já tenha reivindicado, será disparado um e-mail do Google para o e-mail cadastrado. Caso não haja retorno em 7 dias, o Google libera o acesso para você.
3 boas práticas para melhorar os resultados com o Google Travel
Como você viu até aqui, o Google Travel pode ajudar seu hotel a oferecer uma experiência personalizada aos hóspedes, facilitando a reserva de serviços complementares.
Mas para que isso se confirme, algumas boas práticas devem ser colocadas em prática:
1. Mantenha as informações do seu hotel sempre atualizadas
Para ser visto e lembrado pelo usuário da plataforma, você deve sempre manter atualizadas as informações do seu hotel, com fotos, descrições e tarifas. Com isso, o visitante terá uma representação exata do que seu hotel oferece.
2. Usar palavras-chave adequadas
Assim como ocorre com o Google, o Google Travel também leva em consideração as palavras-chave para colocar seu hotel nas primeiras páginas de pesquisa.
Porém, de nada adiantará sair repetindo palavras infinitas vezes dentro de seu texto, que o Google irá te dar relevância. Hoje, diferente do passado, o que importa mesmo é a experiência do usuário.
O Google poderá dar relevância para determinadas palavras-chave, caso ele veja que tais palavras fazem parte do conteúdo de suas páginas e se o usuário está aproveitando, isso é, consumindo de fato tais conteúdos.
3. Criar conteúdo relevante e de qualidade
O Google Travel reúne informações de diversas fontes confiáveis em uma mesma plataforma. Isso significa que os hóspedes querem encontrar tudo o que precisam saber sobre o destino.
Diante dessa possibilidade, vale criar conteúdos para inspirar seus hóspedes a explorar sua estrutura e seus diferenciais, fidelizando-o, se possível.
Por exemplo, você pode criar uma página no seu site ou nas redes sociais com dicas de viagem, ou enviar um e-mail marketing com sugestões de atividades e passeios que eles podem reservar pelo Google Travel.
Dessa forma, está mais do que claro que o Google Travel é uma ferramenta incrível para ajudar os hóspedes a planejarem suas viagens.
Ao usar a plataforma, seu hotel pode oferecer aos seus hóspedes uma experiência completa e personalizada, desde a inspiração até a reserva, aumentando a satisfação, a fidelidade e a receita do seu hotel.
Gostou? Então convidamos você a conferir algumas dicas imbatíveis para melhorar a experiência do hóspede, fidelizando-o.
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