Sistema de gestão para motel

Sistemas de gestão para motéis: Como escolher?

Visando melhorar a gestão do motel, e ganhar agilidade e assertividade em seus processos, gestores devem optar por sistemas de gestão para motéis.

Sabe-se, por exemplo, que a rotatividade de hóspedes nos motéis é mais alta do que nos hotéis. Por outro lado, os períodos de hospedagem usualmente são menores. Assim, o sistema de gestão deve estar pronto para atender diversas demandas em um curto espaço de tempo.

O mercado de softwares oferece vastas opções. No entanto, é preciso saber qual delas se adequa ao que você precisa.

Quer saber como escolher o sistema de motel mais indicado para o seu negócio? É só continuar a leitura!

Avalie a necessidade do motel

O fluxo de hóspedes do seu motel é alto? Existem datas que propiciam uma elevação no número de reservas? Há outros sistemas que gerenciam aspectos específicos?

Estas reflexões são necessárias para que o gestor entenda a real necessidade do negócio.

Atualmente, existem dezenas de opções de sistemas de gestão para motéis. Desde as mais simples, que gerenciam apenas uma unidade, às mais complexas, capazes de administrar dados de grandes redes moteleiras.

Antes de escolher um sistema, entenda do que o seu negócio efetivamente precisa.

Analise o impacto da economia

Além de otimizar a execução de tarefas, um sistema para motel tem como premissa a economia de recursos. Afinal, lucratividade é um dos pontos-chave de qualquer negócio. E não seria diferente com os motéis.

Saber quanto o seu motel economizará — tanto de tempo quanto de dinheiro — ao implementar um sistema é primordial. E essa informação pode ser obtida quando você analisa os seguintes tópicos:

  • quais atividades serão concentradas no software?

  • quanto tempo a equipe levará para exercer essas atividades?

  • é possível descartar outros sistemas em uso?

  • será necessário investir em novos equipamentos?

Busque referências no segmento de sistemas para motéis

Em meio a vários desenvolvedores, é normal que você, gestor, fique confuso sobre qual sistema para motel escolher para o seu estabelecimento. No entanto, avaliar as opções mais respeitadas e recomendadas do mercado é um ponto interessante.

Existem alguns caminhos que podem auxiliar nessa avaliação, como conhecer os clientes atendidos pelo sistema. Além disso, empresas que tenham baixos níveis de reclamação em órgãos de defesa do consumidor e correlatos, como o Reclame Aqui, podem direcionar a contratação.

Outro ponto é o investimento em tecnologia que o desenvolvedor do sistema propõe. Trata-se de uma empresa que oferece versões atualizadas ou “parou no tempo” e não se moderniza?

Empresas de referência tendem a prestar o melhor serviço, evitando conflitos e desgastes.

Conheça o nível de segurança dos dados

Os sistemas de gestão para motéis armazenam diversos tipos de dados pessoais e gerenciais. Afinal, além de preservar informações relativas aos hóspedes, também é necessário resguardar dados relativos ao próprio estabelecimento.

Portanto, verificar o nível de segurança oferecido pelo sistema para motel é um tópico importante no momento da escolha.

A melhor saída para garantir total segurança dos dados é apostar em sistemas cujo armazenamento seja na nuvem. Assim, eliminam-se as possibilidades de invasões físicas aos softwares, a partir de equipamentos.

Atente-se ao suporte técnico do sistema para motel

Quando o assunto são sistemas automatizados e tecnologia, o suporte técnico deve, no mínimo, ser de excelência. E este é um dos pré-requisitos que devem ser considerados na escolha do sistema para motel ideal.

Por se tratar de um segmento com alta rotatividade de hóspedes, as ações devem ser ágeis e com respostas imediatas. Se em um sábado à noite você tem um problema técnico, em quanto tempo será solucionado? Avalie os cenários.

Mas como saber se o suporte técnico realmente funciona? Não existe uma resposta pronta. Porém, já é possível sentir o compromisso da empresa desenvolvedora no momento da implementação.

Seja claro sobre as suas expectativas e necessidades. Crie possíveis cenários e proponha soluções rápidas. Dependendo da resposta da empresa, é possível sentir como serão as suas ações a médio e longo prazo, principalmente em situações que exijam soluções imediatas.

Viu como é possível escolher o melhor sistema para motel e manter as suas expectativas alinhadas à realidade? Basta conhecer a solução a fundo antes de fechar negócio. Algumas análises são essenciais nesse processo.

Para acompanhar todas as nossas novidades sobre gestão de motéis e hotéis, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.