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Marketing hoteleiro: 5 dicas eficazes

Todo gestor de hotel possui como desejo máximo manter uma constância no número de reservas, independente da época do ano. No entanto, sabe-se que há períodos mais propícios ao setor hoteleiro, como férias de verão e de inverno. Para garantir um marketing hoteleiro eficaz e obter boas reservas ao longo do ano, é preciso criar estratégias intensas de captação de clientes.

Neste sentido, apostar no marketing hoteleiro pode ser uma alternativa eficaz. Atualmente, a internet é o principal meio de comunicação e pesquisa de preços no setor turístico e, por isso, investir em estratégias digitais se torna em um bom caminho.

Estratégias de marketing hoteleiro: atinja mais clientes em potencial

Apesar de inúmeras estratégias, há de se saber que resultados positivos são reflexo de escolhas assertivas. Não basta fazer marketing para hotéis mas, sim, desenvolver as ações com assertividade.

Listamos em nosso artigo de hoje 5 dicas para conseguir um marketing hoteleiro eficaz. Tome nota, insira as dicas no seu planejamento e conquiste mais clientes!

1.Crie um bom planejamento estratégico

Considerado uma das principais fases do processo de gestão de um estabelecimento, o planejamento estratégico é essencial para o sucesso das ações do marketing hoteleiro. Através dele, o gestor delimita os objetivos das ações, os métodos e estratégias que serão utilizados e os planos de ação adotados em prol de um objetivo maior – neste caso, aumento de reservas e fortalecimento da marca hoteleira.

Fazem jus a um bom planejamento estratégico pontos como: missão, visão e valores, metas e objetivos, análise de ambiente externo, monitoramento do ambiente interno, definição de público-alvo, relação com meios de comunicação, plano de ação, monitoração dos resultados e avaliação dos resultados obtidos.

2.Aposte em Branding

Uma marca reconhecida positivamente é capaz de se promover por conta própria. É fácil lembrar de algumas marcas em determinados segmentos apenas ao visualizar seus símbolos.

Mas tal reconhecimento exige investimentos precisos em ações de Branding, que podem ser aplicadas tanto em âmbito interno como em âmbito externo.

  • Internamente: a marca deve se alinhar ao mercado, estar protegida financeira e administrativamente e defender, de fato, a visão em que acredita.

  • Externamente:  a marca precisa ter valor claro, deve provocar algum impacto na vida dos clientes, precisa estar presente no local certo e no momento certo, deve possuir um diferencial claro entre os concorrentes e, acima de tudo, precisa atender as expectativas dos consumidores.

3.O Blog é essencial para o marketing hoteleiro

Os sites são verdadeiras vitrines eletrônicas do seu hotel. Usualmente, é o primeiro contato do cliente com o negócio, local onde encontrará informações completas sobre o estabelecimento, reservas e diferenciais.

Além de criar um site, a atenção à experiência do usuário deve ser considerada. Criar sites responsivos – ou seja, que se adaptam a diversos dispositivos móveis, como notebooks, tablets e smartphones, é crucial.

No site, é recomendado criar páginas que apresentem o hotel, suas acomodações, diferenciais, atrações exclusivas e informações para reserva. Um campo específico para dúvidas e informações adicionais também é interessante.

Junto ao site, o desenvolvimento de um blog é uma ferramenta essencial. Através de conteúdos relacionados ao seu nicho de mercado, há a atração dos potenciais clientes interessados em seus serviços.

Neste espaço, podem ser abordados tópicos sobre as vantagens do hotel, os atrativos do destino turístico, informações interessantes sobre datas comemorativas, dentre outros. Aqui, o foco devem ser sobre assuntos que conectem o leitor ao seu produto ou serviço.

4.Desenvolva vídeos institucionais

Consumir conteúdo em vídeo é uma máxima entre os brasileiros. Sendo assim, apostar neste formato de conteúdo pode gerar mais engajamento, sendo umas das ferramentas importantes nos marketing hoteleiro.

Existem várias vertentes que podem ser abordadas nos vídeos institucionais: apresentação das acomodações e de estruturas para eventos corporativos, depoimentos de hóspedes, palavras do CEO e de gestores, compartilhamento da missão e valores do hotel, dentre outros.

É importante criar um vídeo com conteúdo conciso e que seja facilmente interpretado pelos consumidores. Além disso, o conteúdo em vídeo deve ser publicado tanto no site do estabelecimento como nas redes sociais, com destaque para Facebook e Instagram.

5.Redes sociais para o marketing hoteleiro

Você sabia que o Facebook é a rede social mais usada no Brasil? Além disso, vale uma nota: 45% dos brasileiros possui alguma rede social. Considerando tais dados, é fácil compreender porque o seu negócio deve estar nas redes, certo?

Ao buscar referências sobre o hotel, os futuros hóspedes costumam encontrar nas redes sociais as informações que precisam. Por isso, manter um feed organizado, com postagens regulares e ricas, concentra as atenções e pode até resultar em novos contratos.

Existem algumas ações em redes sociais que podem elevar o número de reservas em épocas de baixa temporada, como a criação de promoções específicas para os inscritos na página do hotel, sorteio de diárias em posts mais comentados, serviços extras como brinde para reservas efetuadas pela rede social, dentre outros.

Construir um marketing hoteleiro eficaz exige investimento, conhecimento e dedicação. Conhecer as melhores estratégias de gestão e marketing, aliando tal conhecimento a análise da concorrência, traz resultados plenamente satisfatórios ao negócio.

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