Como reduzir os custos em motéis: Dicas para Gestores
A boa gestão de um motel pode ser resumida em uma conta simples, que soma investimentos certos e redução de custos. O mercado está cada vez mais competitivo e, por isso, para conseguir reduzir os custos em motéis, os gestores enfrentam alguns desafios.
Felizmente, algumas dicas básicas podem fazer toda a diferença na hora de otimizar a gestão.
Mudando práticas, equipamentos e processos, você pode aplicá-las hoje mesmo no seu negócio. Veja estas dicas:
Como reduzir os custos em Motéis: 4 dicas práticas
Custos com contratação e rotatividade de funcionários
Um bom time de funcionários é uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa. Ao mesmo tempo, manter uma equipe competente, engajada e com baixa rotatividade também é um desafio.
Para diminuir custos do motel com contratação e rotatividade dos funcionários, vamos começar por controlar o valor gasto. A boa indicação do mercado para controlar o gasto com funcionários é manter a folha de pagamento entre 30 e 35% dos custos da sua empresa. Quanto menos, melhor, desde que não afete a qualidade dos serviços.
Outro ponto importante é se esforçar na contratação de funcionários competentes e que estejam dentro do perfil e das características que o trabalho no motel exige. Profissionais sérios, dedicados e discretos farão melhor o perfil das vagas a preencher. Por isso, vale o esforço maior na seleção dos colaboradores, para evitar contratações erradas que resultem em gastos com demissões, novas seleções e novos treinamentos no futuro.
Para diminuir custos do motel reduza os custos com as tarefas administrativas
A forma como uma empresa realiza sua gestão diz muito sobre como ela lida com seus gastos operacionais. A gestão empresarial precisa ser eficiente, ágil e não permite erros.
Empresas com processos demorados e que gastem muitos recursos humanos e operacionais para funcionar estão perdendo em tempo e dinheiro. A boa notícia é que esse problema é facilmente resolvido.
Para diminuir os custos do motel, é importante investir em automação de diversas áreas e pontos específicos da gestão do motel. Com a ascensão das ferramentas digitais, o gestor pode contratar, assinar ou comprar o uso de softwares que automatizem todos os processos de gestão. Assim, fica muito mais fácil sair ganhando em tempo, impedindo que passem erros da gestão financeira, por exemplo, e aumentando a lucratividade por consequência. Pesquise as melhores opções disponíveis no mercado e encontre as ferramentas que vão ajudar a organizar de vez a gestão do seu motel.
Custos com marketing, busque alternativas
Reduzir os custos em motéis é fundamental, por outro lado também é importante divulgar para atrair clientes e vender mais. Como é de se esperar, é claro, as boas estratégias de divulgação vão requerer investimentos que representam alguns dos principais custos da empresa.
Fazer um marketing mais efetivo pode custar pouco, quando a tarefa for cumprida de forma inteligente. O primeiro ponto, antes de pensarmos em estratégias e ferramentas, é garantir que você conhece a fundo o público do seu motel. O que esse público procura? Como chegar até eles? O que é preciso oferecer para que ele se convença de que seu serviço será o melhor para atendê-lo? Procure estudar o seu consumidor-alvo para responder com segurança a essas perguntas.
Um destaque para obter resultados expressivos e gastando pouco é investindo em marketing digital. Ao invés das estratégias mais tradicionais, usar a internet para divulgar seu negócio pode sair bem barato. Investir em campanhas nas mídias sociais e anúncios vinculados a busca no Google pode impulsionar os resultados sem exigir grandes investimentos. Por isso vale estudar as novas estratégias de marketing ou terceirizar a estratégia para vender mais e melhor.
Custos com gestão de recursos (água, energia, etc.)
Para reduzir os custos nos motéis, é importante entender que boa parte dos custos dos motéis fica por conta de recursos como energia elétrica, água, climatização e iluminação. Ficar de olho no gasto de água é um bom ponto para começar a redução de custos, optando por equipamentos mais sustentáveis e voltados para a economia do recurso.
Além disso, todo cuidado com a iluminação. Os motéis utilizam de muitas e variadas lâmpadas, então vale sempre ficar de olho no consumo de cada modelo e optar por variações que consumam menos energia.
Outra medida que pode ser adotada para a economia de recursos é a adoção de soluções de aquecimento de água. Utilizando Bombas de Calor Fasterm, é possível economizar até 50% do valor investido em aquecimento tradicional a gás!
Quer saber mais sobre a possibilidade de economizar muito na gestão de recursos e diminuir custos do motel? Faça uma simulação!
Se você tem alguma outra dica sobre como diminuir custos do motel, compartilhe sua experiência com a gente. É só deixar um comentário na caixa abaixo.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!