Tecnologia para hotéis: o que oferecer de melhor aos seus hóspedes?
O constante desenvolvimento tecnológico tem oferecido diversas inovações para todos os setores da sociedade. O avanço da tecnologia para hotéis, por exemplo, tem proporcionado soluções que mudam conceitos e modernizam serviços aos hóspedes.
A grande maioria das tecnologias são implantadas com foco no hóspede. Elas permitem que cada hóspede seja melhor recebido e tenha o desejo de voltar a frequentar o hotel. Mas servem também para melhorar a gestão do negócio.
Se você tem como objetivo aplicar a melhor tecnologia em seu hotel, este artigo é para você. Nele, você irá acompanhar as principais tecnologias que vão proporcionar a melhor experiência a cada um de seus hóspedes.
Uso da tecnologia para hotéis: o hóspede no centro das atenções
Em hotéis e pousadas a tecnologia é um item indispensável. Hoje, é praticamente impossível atender a demanda de hóspedes sem o uso de inovações tecnológicas.
Por isso, acompanhar as novidades e atualizações é fundamental e deve sempre estar no radar de todo gerente hoteleiro.
As muitas tecnologias e ferramentas, servem, sobretudo, para automatizar processos operacionais do dia a dia de hotéis a ponto de facilitar a gestão do negócio, serve também para deixar os hóspedes mais confortáveis.
Para o hotel, a tecnologia é uma forma de agilizar e otimizar serviços burocráticos, permitindo que os colaboradores tenham mais tempo para colocar o hóspede no centro das atenções. Também auxiliam no treinamento de colaboradores.
Para os hóspedes, a tecnologia ajudará na experiência durante sua estadia, seja por um sinal de internet de qualidade, um check in/check out mais rápido ou através de uma experiência no banho mais relaxante e confortável.
Importante ressaltar também que a inovação tecnológica é muito valorizada por clientes na hora de reservar um hotel. Invariavelmente a escolha será por um hotel mais tecnológico.
Ou seja, oferecer soluções tecnológicas que agreguem valor aos serviços e que se destaquem da concorrência é uma ótima estratégia para fidelizar clientes.
Tendências tecnológicas em hotéis: Da gestão hoteleira à melhor experiência de hóspedes
Como você viu anteriormente, o uso da tecnologia para hotéis permite beneficiar tanto o hotel em si quanto hóspedes. Mas você sabe quais são as tecnologias que estão mais em pauta?
A seguir, apresentaremos as principais tecnologias que você já pode utilizar em seu hotel:
1. PMS (Property Management Suite)
No ambiente hoteleiro, os PMS são sistemas de gestão hoteleira que têm a responsabilidade de centralizar informações e administrar o hotel de uma forma muito mais eficaz e ágil.
Quando adotados pelos hotéis, os PMS permitem:
Integração com os canais de vendas;
Automatizar todo o processo de gestão;
Monitorar dados e informações para tomadas de decisão estratégicas;
Assegura agilidade e eficiência nos serviços realizados.
É através de um software como esse que o hoteleiro registra e controla suas reservas, receitas e despesas e demais aspectos gerenciais, sendo, dessa forma, o primeiro passo da informatização do hotel.
2. Channel Manager
Essa tecnologia é representada por um sistema que auxilia o gerente do hotel na gestão de todos os canais de venda.
É comum que os hoteleiros divulguem seus quartos em diversos canais. Mas administrar a disponibilidade em todos eles pode se tornar uma dor de cabeça quando realizada de forma manual.
E foi com este propósito que a tecnologia do Channel Manager foi criada. Ele faz a leitura das suas reservas e das suas disponibilidades de quartos, atualizando-os em todos os canais. Com isso, o temido overbooking é evitado.
3. Hotéis muito mais high tech
Por muito tempo, um quarto espaçoso, com ar condicionado e uma TV já representavam conforto e conquistavam hóspedes.
Mas, na atualidade, a comodidade e o conforto dependem cada vez mais de aparatos tecnológicos. Cabe a eles atender àqueles hóspedes mais exigentes, proporcionando inúmeros pontos positivos para o hotel em sites de avaliação.
Hoje em dia, os serviços tecnológicos vão muito além de disponibilização de Wi-Fi. Os quartos estão muito mais high-tech e possibilitam que ações rotineiras – como ligar o ar condicionado e abrir as travas da porta dos quartos – sejam feitas por meio de aparelhos eletrônicos.
4. Business Intelligence (BI)
Assim como em qualquer outro negócio, os dados são extremamente valiosos para otimizar a gestão hoteleira. E, a tecnologia para hotéis com esse propósito é o Business Intelligence.
O processo de BI passa pelas etapas de coletas, organização e análise de dados. Com isso, é possível elaborar relatórios que servirão para auxiliar o gestor na tomada de decisões e no monitoramento de resultados.
O BI é uma tecnologia para hotéis que permite realizar uma gestão hoteleira muito mais assertiva, mantendo o hotel sempre em destaque com a demanda de clientes.
Essa tecnologia para hotéis permite também coletar dados na internet e avaliar o impacto das estratégias de Marketing realizadas.
5. Chatbot
Essa é uma tecnologia responsável por gerenciar um chat que, via inteligência artificial, permite que a “conversa” se assemelhe às conversas humanas.
Por meio desta tecnologia para hotéis, é possível manter o atendimento do hotel ativo 24 horas/dia, sanando dúvidas de clientes a qualquer momento e de forma muito rápida e eficiente.
Bombas de calor: mais economia e sustentabilidade para seu hotel
Além das tendências tecnológicas que apresentamos anteriormente, há também algumas tecnologias que não são vistas pelo hóspede, mas que são de grande valia para melhorar sua experiência durante a estadia.
Um exemplo são as bombas de calor, que é um dispositivo que tem a função de transferir energia térmica em forma de calor de um meio para outro, ou seja, no hotel, essa tecnologia aquece a água de banho.
Com esse tipo de tecnologia, o gestor do hotel não terá preocupações com a temperatura irregular da água, comum em outros sistemas tradicionais de aquecimento. Assim, a água de banho terá sempre a mesma temperatura, seja no verão ou no inverno.
Além disso, essa tecnologia para hotéis destinada ao aquecimento da água é sinônimo de outras vantagens que incentivam sua adoção:
- Economia – Quando comparado aos sistemas de aquecimento a gás, a bomba de calor pode proporcionar uma economia de até 75% nos custos;
- Sustentabilidade – A bomba de calor é uma tecnologia mais limpa, não emitindo fumaça, dióxido de carbono ou qualquer tipo de material nocivo na natureza. Com isso, o hotel pode até pleitear o selo verde de hotel sustentável;
- Manutenção simplificada – As bombas de calor não necessitam de manutenção terceirizada, esse processo pode ser realizado por uma simples mangueira de água de baixa pressão.
Por tudo isso, as bombas de calor representam o que há de mais moderno em aquecimento de água para banho, fazendo com que essa tecnologia para hotéis torne o processo mais eficiente e econômico.
Quer conhecer mais sobre essa inovação tecnológica para seu hotel? Então entre em contato conosco e conheça nossa solução.
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