Planejamento para hotéis em 2022: já fez o seu?
O Planejamento em hotéis é fundamental para garantir definir os objetivos estratégicos e traçar as ações que deverão ser desenvolvidas para que a organização permaneça operando bem e sendo lucrativa.
No segmento hoteleiro, isso não é diferente. No entanto, o planejamento para hotéis é uma prática imprescindível, uma vez que esses negócios contam com um fator que pode levar os desprevenidos ao fracasso: a sazonalidade. Sem um bom planejamento para hotéis, você terá dificuldade de lidar com essa e outras questões.
A seguir, saiba mais sobre o planejamento para hotéis e confira dicas de como fazer o seu. Acompanhe!
Como um planejamento para hotéis pode ajudar o seu negócio?
O planejamento funciona como um norte, um roteiro para ser consultado, ajustado e seguido. Por meio dele, é possível definir um futuro desejado para o seu negócio e todas as providências e ações necessárias para sua concretização.
Tendo um planejamento para hotéis, o processo de tomada de decisões se torna muito mais assertivo e ágil, uma vez que o gestor não tomará decisões baseado apenas em feeling ou achismos. Além disso, por meio desse instrumento, você poderá:
- Direcionar seus recursos de modo mais inteligente.
- Treinar os colaboradores antecipadamente para os desafios
- Ajustar processos para que eles sejam otimizados e auxiliem mais efetivamente na conquista de seus objetivos organizacionais.
- Priorizar as ações que realmente ajudarão seu hotel a conquistar o futuro traçado.
- Mapear gargalos, dificuldades e problemas que, no dia a dia, poderiam passar despercebidos.
Planejamento para hotéis: dicas para desenvolver o seu
1. Faça uma análise dos ambientes internos e externos
Em um planejamento, detalhar e pesquisar sobre os fatores que impactam seu mercado é fundamental. É preciso olhar para a concorrência, para empreendimentos que não sejam concorrentes diretos, mas referência para boas práticas, e elaborar a chamada Matriz SWOT, que é constituída pelas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao seu negócio.
Com essas informações em mãos, você poderá elaborar um raio-x de seu negócio e de seu mercado, percebendo o que está dando certo e o que precisa ser ajustado para melhorar a operação e conquistar mais oportunidades.
2. Dedique-se a conhecer bem o perfil de seu cliente
Conhecer o perfil de seus clientes ideais é fundamental para criar ações que consigam atraí-los e fidelizá-los, e uma parte importante do planejamento para hotéis.
Por exemplo, você pode ter verificado na análise de seus concorrentes diretos que eles oferecem jantares temáticos e decidir inserir essa novidade entre os serviços de seu hotel. No entanto, o que seu público específico realmente gostaria é de um Espaço Pet. Nesse exemplo, você terá feito um investimento e não obterá o retorno esperado.
Assim, conhecer as preferências, necessidades e o que é valorizado pelo target de seu hotel é fundamental para que você tome decisões assertivas e obtenha maior ROI (retorno sobre investimento) de suas ações.
3. Estabeleça as metas no planejamento do hotel
Nesta etapa de seu planejamento para hotéis, você já conhece bem seu ambiente de negócios, as oportunidades, ameaças e o perfil de seu público.
A partir de agora, é hora de estabelecer as metas de seu hotel, que, claro, devem ser factíveis e estar de acordo com a realidade de seu negócio. Em seus estudos, por exemplo, você pode ter percebido um nicho inexplorado e promissor, e sua meta pode ser atendê-lo e aumentar o faturamento de seu hotel em X%.
4. Desenvolva as estratégias para a concretização das metas estabelecidas
Agora que você já tem as metas, é preciso desenvolver um plano de ações e estratégias viáveis para atingi-las. Aqui, o detalhamento é fundamental.
Política de preços e serviços, diferenciação de seu empreendimento, plano de promoções, plano de investimentos, planejamento de treinamento e capacitação de funcionários, estratégias de marketing e de gestão de compras: cada detalhe de sua operação deve ser pensado e direcionado para estar de acordo e favorecer a concretização das metas estipuladas.
5. Crie um cronograma
No planejamento para hotéis, também é importante criar um cronograma, dando prazo para que as ações e estratégias traçadas sejam iniciadas e finalizadas. Assim, você poderá ter um panorama mais preciso e atualizado sobre como está a performance de seu empreendimento e se é necessário reajustar seu planejamento para que as metas sejam mais facilmente alcançadas.
Planejar é fundamental para estabelecermos um futuro mais positivo e favorável. Sem planejamento, os resultados de seu empreendimento poderão ser incertos e abaixo do esperado. Como bem disse o filósofo Sêneca: “nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.” Aproveite que o ano está apenas começando e direcione o seu hotel para o sucesso!
E então, pronto para começar o planejamento de seu hotel? Você já adota essa prática em seu negócio? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!