Marketing ambiental no setor hoteleiro
Os resultados positivos do marketing ambiental no setor hoteleiro vão além de fazer o correto e contribuir para o meio ambiente. Os hotéis que praticam atitudes sustentáveis tem ganhos de credibilidade, de reconhecimento de marca e mesmo de mercado.
De acordo com uma pesquisa, 85% dos brasileiros entendem que o progresso não está relacionado a consumir mais, mas em consumir melhor. O mesmo estudo aponta que 86% dos clientes estão prestando mais atenção ao impacto no meio ambiente ou na área social de suas opções de consumo, e que 80% deles mostram-se dispostos a pagar um pouco mais para adquirir produtos ou serviços ambiental ou socialmente corretos.
Com o nível de consciência ecológica do brasileiro aumentando, hoje, o marketing ambiental no setor hoteleiro é fundamental, pois as pessoas estão buscando fazer negócios com empresas que compartilhem desse valor.
Em um momento de instabilidade, e que o setor de hotelaria enfrenta queda em sua taxa de ocupação, é importante que as empresas do segmento encontrem diferenciais para atrair e fidelizar seus clientes. A seguir, saiba mais sobre o marketing ambiental no setor hoteleiro e confira alguns exemplos para aplicar em seu negócio.
Marketing ambiental no setor hoteleiro influência na redução de custos e na imagem do seu hotel
Implementar o marketing ambiental em seu hotel pode ser positivo para reduzir gastos de sua rede de hotéis e conquistar clientes que estão engajados com a sustentabilidade.
Como vimos, o cenário atual do setor hoteleiro é de retração, com queda de 6,3% conforme dados do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).
Para estar preparado para os períodos de baixa, investir em serviços e práticas sustentáveis pode ser positivo tanto para a imagem do seu hotel quanto para sua contenção de custos.
Soluções como um sistema de aquecimento de água econômico e uma gestão otimizada de recursos hídricos podem ser boas opções. A rede de hotéis Privé, por exemplo, investiu em uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e, hoje, 45% do volume de água utilizado por ela é reaproveitado dentro do próprio complexo.
Outras ações possíveis são o reuso do enxoval dos quartos, utilização de lâmpadas LED e a utilização de aparelhos de ar condicionado mais econômicos. Essas ações contribuem para um uso inteligente dos recursos, gera economia para o hotel e torna o empreendimento mais sustentável. Você pode, por exemplo, divulgar em seu site ou redes sociais essas iniciativas, visando atrair hóspedes que estejam buscando hotéis sustentáveis.
De acordo com a pesquisa Futuro da Hotelaria, 75% dos hóspedes da nova geração já consideram as estruturas ambientalmente sustentáveis fundamentais para os hotéis.
Sustentabilidade como diferencial para impulsionar novos investimentos
O setor hoteleiro planeja um investimento de R$12,8 bilhões até 2020, gerando 408 novos empreendimentos. Aliar a sustentabilidade ao marketing de sua marca pode fazer com que você se destaque entre os novos investimentos.
Inclusive, em tendência detectada pelo mesmo estudo, cidades menores começam a ser foco desses investimentos, aumentando em 30% a atuação em municípios com até 300 mil habitantes. Práticas sustentáveis, como coleta de lixo para reciclagem e reutilização de recursos nos processos de limpeza do hotel podem ser um diferencial ainda maior para inserir seu empreendimento na comunidade e para gerar uma percepção positiva de sua marca na região, demonstrando que sua empresa respeita os recursos da cidade e o meio ambiente.
Obtendo reconhecimento com o apoio a práticas de incentivo ao desenvolvimento sustentável
A OMT (Organização Mundial do Turismo) declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. Adotando práticas sustentáveis, o setor hoteleiro pode oferecer serviços turísticos minimizando ao máximo o impacto ambiental e promovendo benefícios econômicos para as comunidades locais.
As oportunidades para que o marketing da sua empresa possa utilizar a sustentabilidade para se destacar são benéficas para a percepção de sua marca e para a satisfação de seus hóspedes. O Ministério do Turismo criou o Mapa da Sustentabilidade, um guia que incentiva turistas a visitarem locais que estão à frente na implementação de práticas sustentáveis.
Além disso, há o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, realizado em 2016, e que contou com a participação de 50 concorrentes com propostas inovadoras e soluções de práticas sustentáveis. Destacar-se nesse quesito nos serviços de hospedagem não só ajuda a promover boas práticas para o setor hoteleiro, como também é uma oportunidade para que a sua marca seja destaque e referência em pioneirismo e inovação para o mercado, conquistando hóspedes cada vez mais preocupados com a sustentabilidade.
Se você ainda tem dúvidas sobre a efetividade do marketing aliado à sustentabilidade no setor hoteleiro, veja o exemplo do Hotel Scandic. Ao adotar iniciativas sustentáveis, o empreendimento ganhou destaque na imprensa, prêmios ligados à inovação e duplicou a consciência de sua marca perante os consumidores. Além disso, houve crescimento de receita e de margem operacional, o que levou à conquista de novos negócios justamente por seus diferenciais ligados à sustentabilidade.
Seu hotel já adota o marketing aliado à sustentabilidade? Quais são as ações sustentáveis de sua rede hoteleira? Conheça as soluções da Fasterm para a sua rede de hotéis e até a próxima.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!