Marketing para motel: descubra quem é o seu cliente

Em primeiro lugar, você sabe quem é o seu cliente? Responder essa pergunta é crucial para a definição de estratégias de marketing para motel. Se antes conhecer o público-alvo era o suficiente, hoje você precisa aplicar o conceito de buyer persona.

Buyer persona é o perfil de cliente ideal do seu motel. Diferente do público-alvo, que reúne informações gerais sobre um grupo de pessoas como: idade, gênero e região, a buyer persona exige mais detalhes. Com isso, reúne informações de localização, profissão, social e psicológica.

Portanto ao criar a persona de um motel. É possível descobrir profissão, estado civil, formação, dificuldades e desejos, entre outros aspectos.

Existem algumas ações eficazes que auxiliam na criação da sua persona. Com isso, contribui no sucesso do marketing para motel!

Marketing para motel: coletando dados e informações sobre o perfil do seu cliente

O primeiro passo para conhecer o seu cliente ideal é coletar informações. Podemos obter os dados de várias maneiras: por meio de redes sociais, formulários no site, caixinha de sugestões dentro do quarto, etc.

Mas o que perguntar? Quais informações obter? Veja alguns exemplos:

Avalie o comportamento dos frequentadores do motel

No entanto, se você já possui uma base de clientes, fica mais fácil avaliar o comportamento de quem frequenta o local. Com um simples registro dos hóspedes, é possível ter um padrão comportamental.

Apenas com o volume de entradas e saídas é possível entender em quais dias da semana o fluxo é maior. Além disso, essas informações são úteis para verificar qual o tipo de quarto preferido, os serviços mais utilizados, entre outros aspectos.

Portanto, conhecendo esses padrões, é possível pensar em estratégias para os dias e períodos mais movimentados, por exemplo.

Identifique dores, dificuldades e obstáculos

Não há como oferecer o serviço ideal para o seu cliente se você não sabe o que ele procura, certo? Por isso, entender necessidades, dificuldades e desejos permite que o motel atenda às expectativas dos frequentadores.

Procure saber o que os consumidores buscam no motel como por exemplo: Preço atrativo? Conforto da suíte? Algum diferencial nas camas ou no banheiro? Opções gastronômicas? Diferenciais no pagamento?

Portanto, todos esses aspectos devem ser considerados no momento de priorizar serviços, criar opções ou ajustar o que já está implementado.

Entenda sobre a classe social e o poder aquisitivo

Certamente, elevar o nível de lucratividade do motel é um dos grandes desafios dos gestores.

O local deve estar alinhado ao poder aquisitivo dos frequentadores. Ou seja, assim, é possível atrair um volume maior de clientes e, com isso, elevar o faturamento.

Com esse levantamento, você consegue alinhar os preços e produtos oferecidos. De modo que se adequem à realidade do cliente.

Marketing para motel: documentando e estruturando a buyer persona

Com todos os dados reunidos, você deve registra-los. Faça uma lista de todas as respostas que obteve durante o processo. Considere as informações mais populares, já que elas representam os maiores interesses do seu cliente!

É importante ressaltar que o motel pode ter mais de uma persona. Por exemplo, o local pode ser frequentado por jovens e mais velhos. Nesse caso, é possível trabalhar separadamente, oferecendo serviços que atendam cada perfil.

A buyer persona deve ser documentada. Seja em um documento no Word ou em um dos criadores de personas disponíveis na web. Mas não basta apenas copiar os dados: ela deve ter nome, idade e profissão. Além disso, deve ter objetivos pessoais e profissionais, dores pessoais e profissionais.

Apesar de ser um personagem, deve-se tratar a buyer persona como uma pessoa real, pois se trata de uma representação do seu cliente ideal.

Uma vez conhecendo seu consumidor, a estratégia de marketing para motel será certa. Investir em processos que atraiam o cliente ideal auxilia na redução de custos, por exemplo. Imagine preparar o seu estoque com champagne, sendo que seus frequentadores consomem apenas água e cerveja? Esse é um exemplo simples, mas prático.

Agora que você já sabe como criar a sua persona. Coloque tudo o que aprendeu em prática no marketing para motel. E garanta o melhor desempenho para seu estabelecimento!

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