Banho frio X banho quente: os benefícios de cada um

Banho quente ou banho frio: conheça os benefícios de cada um

Acima de tudo, tomar banho diariamente, seja ele quente ou frio, é mais do que uma questão de higiene para quem vive em um país com clima tropical. Com isso, o hábito também contribui para o controle emocional de qualquer pessoa.

Antes de mais nada, o caso do banho quente é mais emblemático. Pois é praticamente um consenso que ajuda a relaxar depois de um dia longo e cansativo. Inclusive em diversas pesquisas científicas mostram que ele pode ser extremamente benéfico para quem quer recuperar os músculos ou melhorar o bem-estar.

No entanto, o banho frio é um grande estimulante, ajuda a despertar o corpo estimulando a oxigenação do cérebro.

Além disso, há ainda vários outros benefícios que os banhos oferecem para a saúde de modo geral. Abaixo, você saberá o momento certo para escolher entre o banho quente ou banho frio.

O que você vai ler neste artigo:

  • As vantagens do banho frio:
    • Efeito revigorante;
    • Sensação de despertar;
    • Proteção da pele e cabelos;
    • Cabelos mais brilhantes;
    • Tratamento de inflamações;
    • Estímulo da circulação sanguínea.
  • As vantagens do banho quente:
    • Sensação de relaxamento;
    • Relaxamento muscular;
    • Dilatação dos vasos sanguíneos;
    • Redução da ansiedade e estresse;
    • Limpeza profunda na pele.

Os benefícios do banho frio

Acima de tudo, tomar banho frio (abaixo dos 29°C) tem como benefício o seu efeito revigorante. Ou seja, isso ocorre porque quando tomamos banho frio o nosso corpo perde calor rapidamente, com isso nosso corpo tenta normalizar a temperatura.

Além disso, esse processo colabora para aumentar a oxigenação do cérebro, o que nos dá a sensação de estarmos totalmente despertos e ativos.

No entanto, os benefícios vão além, o lado estético também agradece. Com a temperatura entre (22°C e 24°C), a água contribui para  manter o manto hidro lipídico intacto. Trata-se de uma camada invisível formada pelo suor e sebo. Se você deseja cabelos mais brilhantes, o banho frio é um importante aliado.

Na mesma linha, a água fria também colabora muito com a saúde. O banho frio acaba estimulando a circulação sanguínea, tornando-se um alívio para quem sofre com dores nas pernas. A dica é tomar o banho frio no fim do dia, quando o retorno do sangue ao coração é mais lento, por exemplo.

Da mesma forma, os atletas também podem se valer de uma boa chuveirada fria. Pois estimula a circulação sanguínea, evita as inflamações após práticas esportivas. No entanto não é à toa que muitos clubes de futebol colocam seus atletas numa banheira cheia de gelo depois das partidas – para acelerar o ritmo de recuperação muscular.

Por outro lado, nós também precisamos tomar cuidado com a hipotermia. Isso resulta na rápida perda de calor pelo corpo. Por isso, tente iniciar o banho morno e vá abaixando a temperatura gradativamente.

Os benefícios do banho quente

Acima de tudo, a sensação de relaxamento é provavelmente a primeira coisa que vem à mente, quando se pensa em um banho quente. Quando aquecemos a (acima dos 38°C) o nosso corpo começa a sentir o relaxamento muscular a partir da dilatação dos vasos sanguíneos.

Da mesma forma, combate também o estresse. O processo de relaxamento do nosso corpo ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. O banho quente é extremamente funcional para o fim de um dia de trabalho.

No entanto, a dilatação dos vasos também ajuda a reduzir alguns tipos de dores e incômodos musculares. Com isso, um jato de água quente nas costas pode ser um importante aliado no processo de recuperação muscular.

A água quente ainda estimula a abertura dos poros da pele, o que faz com que os produtos sejam absorvidos com maior facilidade. Portanto, tanto o calor da água quanto o vapor gerado durante o banho fazem com que eliminemos células mortas.

Da mesma forma, não é correto dizer que quanto mais quente o banho melhor para a saúde. Banhos muito quentes tendem a acelerar o envelhecimento da pele e ainda podem provocar queimaduras.

Para esclarecer, entre o banho quente e o banho frio, o ideal seria buscar um equilíbrio. Com isso, você se beneficia das vantagens de ambos!

Uma dica é começar o banho com a água mais quente para relaxar e estimular a limpeza da pele e ir abaixando a temperatura aos poucos. Em conclusão, com a água abaixo de 29°C, você tem um processo de fechamento dos poros, gerando uma barreira de proteção natural da pele.

Leia também:

1 responder

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.